HISTORIAL DA COMPANHIA Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 03 Janeiro 2010 11:59

Esta Companhia foi formada no Regimento de Cavalaria 4 em Santa Margarida, Tramagal. Após o período de preparação e IAO embarcou em Novembro de 1973 rumo a Angola.

A C.C. 8457 frequentou estágio de comandos na Funda, localidade a cerca de 30km de Luanda, onde recebeu formação especial ministrada pelos comandos e paraquedistas, de forma a integrar o COTI 1 (Comando Operacional de Tropas de Intervenção), com base no Grafanil, Luanda.

A Companhia começou por desenvolver a sua actividade nas zonas de maior intervenção militar. Actuou nas localidades de Camabatela, Serra Mucaba, Bolongongo e Toto.


Mapa de Angola

Posteriormente, e após o 25 de Abril de 1974, esta Companhia foi deslocada de emergência em Aero-Transportados para a capital, Luanda, tendo por fim manter a segurança das populações dentro e fora da cidade. Fez mais tarde essa segurança integrada em tropa mista, com os movimentos armados de então MPLA - Facção Agostinho Neto, MPLA - Facção Chipenda, FNLA e UNITA, sempre sob comando do Exército Português. Esta Companhia estava em serviço 24 horas por dia.

Em Março de 1975 regressou a Portugal com a enorme satisfação de dever cumprido, congratulando-se com o facto de terem regressado todos os elementos desta Companhia.

 
2017 | © CCAV8457 | Todos os Direitos Reservados